No inicio da década de 90, foram fundadas as Associações dos Moradores dos Bairros Chácara Brum e Chácara da Gávea. Participaram da primeira diretoria, da AMBCBrum, Dr. Cristiano Canedo, Antonio Luiz, Mauro Lauria e outros e, da AMBCGávea, Zulmira Dias, Júlia Mazzini, Carlos Navarro e outros. Não consta dos estatutos quais logradouros (ruas e avenidas) comporiam as respectivas associações. Para alguns, há uma divisão entre a parte baixa (AMBCBrum) e parte alta (AMBCGávea); para outros, a divisão estava ou está no lado esquerdo ou direito da Av. Castelo Branco.
Com o passar dos anos, o nome do bairro se firmou como Gávea, e a distinção entre as associações foi se tornando nebulosa. As assembléias passaram a ser realizadas em nome da AMBCGávea, tanto que a diretoria eleita em abril de 2008 para a AMBCGávea era composta, basicamente, de moradores da Av. Castelo Branco. Já os eleitos na AGE de 24.03.10, em sua maioria, residem na parte alta do bairro. A realidade, contudo, é que, ambas as associações existem de direito, mas não existem de fato no cotidiano dos moradores. Apesar dos esforços de alguns moradores, as reuniões somente ocorriam e ocorrem quando forçadas por determinadas circunstâncias, tais como assaltos e, agora, a construção da UPA.
UMA MERECIDA HOMENAGEM DEVE SER FEITA À
SRA. VERA RODRIGUES
INCANSÁVEL BATALHADORA PELAS CAUSAS DO BAIRRO
O mundo tem passado por profundas transformações. O Brasil e Muriaé têm passado por profundas mudanças. Rodeados de tantas dificuldades, é difícil aceitar, ou mesmo entender, que estamos vivendo um processo evolutivo, ou seja, um momento que está a exigir que repensemos nossos conceitos, principalmente os de cidadania e espiritualidade. Hoje, não se pode entender como cidadão pleno aquela pessoa que se restringe a ser honesta e cumpridora de seus deveres – se ela se omite e não participa da vida de sua comunidade e do processo de gestão pública municipal, conforme previsto na Lei nº 10.257, de 10.07.01, denominada Estatuto da Cidade. É preciso também mergulhar mais fundo, com lógica e razão, nos ensinamentos de Jesus. O que realmente Jesus quis dizer quando disse que “o Pai e eu somos um” (João 10,30) ou quando ensinou que cada um será cobrado de acordo com os seus talentos e sua capacidade (Mateus 25,14)?
Considerando as características econômicas, financeiras, sociais, psicológicas, culturais e espirituais dos moradores da Gávea, esta assembléia, além de ter por objetivo cumprir formalidades legais e operacionais, traz latentes as esperanças de um processo de mudança de mentalidade – semente de um mundo mais humano, fraterno e feliz, para esta geração e gerações futuras.
Estamos cadastrando os endereços eletrônicos dos moradores. Se de seu interesse, remeta, por favor, seu e-mail para: asenp.anacleto@oi.com.br. Tal cadastro, além de reduzir custos, irá facilitar e agilizar a comunicação entre associação e associados, não apenas no que se refere a rotinas burocráticas, mas, especialmente, no tocante a fatos relevantes que sejam do interesse comum de todos os moradores (segurança, transporte, limpeza, conservação e serviços públicos em geral).
ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO CHÁCARA DA GÁVEA
CNPJ 03.361.620/0001-44
ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
EDITAL DE CONVOCAÇÃO
Conforme previsto no Estatuto Social, a Diretora-Presidenta da Associação dos Moradores do Bairro Chácara da Gávea - AMBCGávea convoca os moradores dos logradouros abaixo para a Assembléia Geral Extraordinária a realizar-se no dia 12.05.10, quarta-feira, às 19h 30min, em primeira convocação, e às 20 h, em segunda convocação com as pessoas que se encontrarem presentes, na Associação Atlética Banco do Brasil – AABB, para deliberar sobre os assuntos seguintes:a
) Unificação das Associações dos Moradores dos Bairros Chácara Brum e Chácara da Gávea. A Associação dos Moradores do Bairro Chácara Brum deverá ser extinta e, se for o caso, o seu patrimônio, direitos e obrigações assumidos pela Associação dos Moradores do Bairro Chácara da Gávea. Esta sugestão se deve ao fato de o bairro ser conhecido, de uma maneira geral, pelo nome de Bairro da Gávea.
b) Definição dos logradouros que deverão compor a Associação dos Moradores do Bairro da Gávea, tomando-se por base a relação abaixo.
c) Adequação do estatuto à Lei nº 10.406, de 10.01.02 (Código Civil): sede, objetivos, sócios e contribuições, administração, etc.
d) Referendar a diretoria e o conselho fiscal eleitos na AGE de 24.03.10, tendo em vista a unificação das associações, a definição dos logradouros e a adequação do estatuto ao Código Civil. Definir a localização da sede da associação.
e) Destinação a ser dada ao terreno localizado na Rua Francisca da Silva Passos ou, se for o caso, providências administrativas e legais no tocante à construção da Unidade de Pronto Atendimento – UPA.
f) Outros assuntos de interesse da associação e dos moradores.
ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO CHÁCARA DA GÁVEA
Relação de logradouros
Rua Alcide de Matos Macedo, Avenida Alfredo Pedro Carneiro, Avenida Castelo Branco, Rua Coronel Elídio Guarçoni, Rua Cristóvão Colombo de Paula, Rua Elvira Rogério de Castro, Rua Francisca Silva Passos, Rua João Feres, Rua Lourdes Reis Lopes, Rua Luiz Henrique Carneiro, Rua Manoel Pereira de Carvalho, Rua Professor Viçoso e Rua Professora Esmeralda Viana.
FONTE: Lista Telefônica da Zona da Mata Leste – 2008/2009.
Muriaé (MG), 20.04.10
Regina Coeli Gouveia Varella
Diretora-Presidenta
A presente convocação está sendo distribuída a todos os moradores dos logradouros mencionados acima, e o seu extrato deverá ser publicado no Jornal de Muriaé. Maiores informações: http://www.gaveamuriae.blogspot.com/